Ortodontia e Ortopedia

A ortodontia é uma especialidade da odontologia que tem como objetivo o alinhamento dos dentes para a melhoria da saúde bucal e do sorriso.

Os aparelhos utilizados, em sua maioria, são fixos e eles servem para alinhar e nivelar os dentes, corrigir uma mordida (oclusão) e fechar ou abrir espaços, normalmente, liberam sua força diretamente nos dentes.

A ortopedia facial é a especialidade que soluciona desequilíbrios ósseos, musculares e de funcionamento dos maxilares; alinhamento dos dentes e problemas da articulação temporomandibular (ATM).

Essa área trabalha com aparelhos ortopédicos que não devem ser confundidos com aparelhos ortodônticos. Em sua maioria, os modelos utilizados na ortopedia facial são aparelhos removíveis e, normalmente, não liberam sua força diretamente nos dentes, e sim em um grupo de dentes, nos músculos e tecidos moles, como língua e bochechas.

Os ortodontistas irão diagnosticar, tratar e prevenir dentes desalinhados com o auxílio de aparelhos ortodônticos ou ortopédicos, que podem ser aparelhos fixos aos dentes ou aparelhos removíveis.

Tipos de Aparelho

Existem diversas opções de aparelhos, fixos ou móveis, que auxiliam a movimentar os dentes, reter os músculos e modificar o crescimento dos maxilares. Eles funcionam aplicando uma suave pressão nos dentes conforme eles vão se movimentando no osso dos maxilares.

Aparelho Fixo

Esse é o tipo mais comum. A estrutura do dispositivo é composta por tubos, fios e braquetes. Eles podem ser metálicos ou estéticos.

O objetivo do aparelho é fazer com que os dentes sejam puxados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta.

Por ser fixo, não podendo ser removido, não dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos.

Esse aparelho exige um cuidado maior na sua higienização. Além disso, os aparelhos fixos atuais estão mais anatômicos e confortáveis para a boca.

Aparelho Removível

Existe aparelho removível para alinhar os dentes e para manter os dentes na posição final do tratamento, são eles:

Alinhadores Ortodônticos

Alinhador ortodôntico ou aparelho invisível ou Invisalign, esses são os nomes dados a esse tipo de aparelho que é uma placa termoplástica.

O objetivo do aparelho é fazer com que os dentes sejam empurrados, movendo-se gradualmente em direção à posição correta de forma estética e mais precisa que o aparelho tradicional. Pode ser trocada a cada 7, 10 ou 14 dias dependendo do caso e do uso do paciente.

Por ser removível, dependemos muito da colaboração ou utilização por parte do paciente para obter resultados efetivos.

Com esse aparelho conseguimos movimentos mais precisos dos dentes, e é mais higiênico. Além disso, eles são mais confortáveis para a boca.

Contenções

Explicando de uma forma bem simples, o aparelho removível tem a função de manter os dentes na posição certa, por isso, ele é indicado após a retirada do aparelho fixo para conter o desalinhamento dos dentes.

Mesmo que seja móvel, seu uso deve ser constante. Deixar de usá-lo regularmente pode prejudicar todo o resultado do tratamento.

Benefícios

Sabe-se que dentes tortos ou desalinhados são mais difíceis de limpar e correm o risco de serem perdidos mais cedo devido ao desgaste do dente ou a doenças periodontais.

Os benefícios da ortodontia e da ortopedia funcional incluem uma boca mais saudável, uma aparência mais harmônica e uma mordida mais balanceada.

Cuidados

Uma boa higiene bucal é muito importante quando usamos aparelhos ortodônticos ou ortopédicos. A escovação três vezes ao dia com um creme dental com flúor, o uso diário do fio dental e visitas constantes ao dentista são essenciais no auxílio da manutenção da saúde da gengiva e dos dentes.

Os pacientes com aparelhos ortodônticos ou ortopédicos devem manter uma dieta balanceada e limitar o consumo de alimentos açucarados entre as refeições.

Seu dentista poderá indicar certos alimentos que podem danificar seu aparelho e que devem portanto ser evitados, como: nozes, pipoca, balas, gelo e comidas grudentas, como chicletes, caramelo ou demais tipos de doces.

Os tratamentos ortodônticos e ortopédicos são personalizados para cada paciente, pois dependem muito de suas necessidades individuais, da posição dos dentes e da oclusão.

Agora que você já conhece melhor sobre cada tipo de aparelho, é hora de conversar com seu dentista para entender qual se encaixa melhor no seu tratamento e, claro, na sua arcada dentária.

Afinal, independente do tipo escolhido, o importante é realizar o tratamento de forma adequada, com consultas periódicas ao dentista e cuidados com a higiene, inclusive fazendo limpezas mesmo estando de aparelho.

Ler mais