Aparelhos metálicos

O aparelho metálico é o modelo mais usado por quem precisa corrigir problemas no alinhamento dos dentes, ele é mais acessível e mais resistente que os demais tipos de aparelho ortodôntico.

Na ortodontia existe dois tipos de aparelhos fixos, os convencionais e os autoligados.

Aparelho Ortodôntico Fixo Convencional Metálico

Consiste em braquetes, fios e elásticos. Os braquetes são colados na face externa dos dentes e os fios são encaixados na canaleta, e são fixados (presos) por pequenos elásticos (alastiques). Esses elásticos ao apertar os fios é exercida uma tensão sobre os dentes, o que os move gradualmente até a posição correta.

Aparelho Ortodôntico Fixo Autoligado Metálico

Consiste em braquetes com um clip (porta) e fios. Os braquetes são colados na face externa dos dentes e os fios são encaixados na canaleta, e são fixados (presos) pelo clip (porta) do próprio braquete, eliminando o uso de elásticos (alastique). Por não ter nenhum elástico, esse tipo de aparelho promove uma mecânica de deslize, o que os move gradualmente até a posição correta.


Existe também os aparelhos fixos convencionais e os autoligados estéticos e os alinhadores ortodônticos.

O intervalo das consultas variam de acordo com cada caso e tipo de aparelho, mas normalmente acontece com no mínimo 21 dias.